Concurso Detran AL: formada comissão organizadora para novo edital
Foi oficialmente constituída a comissão responsável pelo próximo concurso do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL). Essa comissão terá o prazo de 90 dias para elaborar e encaminhar ao governo o cronograma de trabalho referente à seleção.
O concurso prevê a abertura de 60 vagas para os cargos de Analista de Trânsito e Assistente de Trânsito. É importante ressaltar que o Detran-AL não realiza um concurso há mais de 20 anos, o que aumenta ainda mais a expectativa em torno dessa oportunidade de ingresso no órgão.
A formação da comissão representa um avanço significativo para a realização do concurso, uma vez que ela será responsável por definir os próximos passos, incluindo a definição do cronograma, a escolha da banca examinadora e a elaboração do edital.
Confira a seguir todas as informações referentes ao concurso do Detran AL e prepare-se para esta prova tão aguardada!
Situação atual
Após uma greve dos servidores e mais de duas décadas sem a realização de um concurso, há indícios de que um novo edital para o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) possa ser publicado em breve. Veja todo o histórico do trâmite:
- No contexto anterior, em 21 de outubro de 2021, os servidores do DETRAN-AL entraram em greve e reivindicaram a realização de um concurso público. A falta de pessoal capacitado e a necessidade de renovação dos quadros foram alguns dos motivos para a cobrança dessa demanda.
- No dia 12 de agosto de 2022, a abertura do concurso público para o DETRAN-AL foi encaminhada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
- No dia 2 de janeiro de 2023, o Governador de Alagoas anunciou oficialmente a realização do concurso público para o DETRAN-AL. Essa notícia trouxe esperança para os candidatos interessados em ingressar no órgão e contribuir para a melhoria do trânsito no estado.
- Em 10 de maio de 2023, foi formado um grupo de trabalho com o objetivo de organizar o processo de realização do concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (DETRAN-AL). Esse grupo terá a responsabilidade de planejar todas as etapas do certame.
Com a formação do grupo de trabalho e o anúncio oficial do concurso, espera-se que o DETRAN-AL esteja trabalhando para agilizar os trâmites necessários e divulgar o edital em breve, possibilitando assim que os interessados possam se preparar e participar do processo seletivo.
Cargos e vagas autorizados
De acordo com informações fornecidas pelo Departamento, o Detran-AL apresenta um déficit de 149 servidores efetivos em seu quadro de pessoal.
Por lei, estão autorizadas um total de 400 vagas efetivas, distribuídas da seguinte forma:
- Analista de Trânsito: 95 cargos
- Assistente de Trânsito: 300 cargos
- Procurador Autárquico: 5 vagas
A maior defasagem de cargos vagos é encontrada no cargo de Assistente de Trânsito, com 112 posições em aberto.
Já o cargo de Analista de Trânsito, que requer formação de nível superior, apresenta um total de 35 cargos vagos.
Essa carência de servidores efetivos demonstra a necessidade de realizar concursos para suprir essa demanda e fortalecer o quadro funcional do Detran-AL.
Vagas e remunerações
De acordo com o disposto na Lei 7.822/2016, os cargos que compõem a Parte Permanente da Carreira Atividades de Trânsito são os seguintes:
I – Analista de Trânsito;
II – Assistente de Trânsito e
III – Procurador Autárquico.
Conforme as exigências estabelecidas, o cargo de Analista de Trânsito é reservado a servidores que possuam formação profissional de nível superior completo na área específica requerida para o concurso, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação.
Além disso, devem estar inscritos no respectivo conselho profissional relacionado à área de formação. Ainda, é exigida a posse de uma Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria B. Essas são as qualificações necessárias para ocupar o cargo de Analista de Trânsito.
Já o cargo de Assistente de Trânsito é destinado apenas a servidores que possuam formação profissional de nível superior completo, em qualquer área de especialidade reconhecida pelo Ministério da Educação.
Além disso, é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria B. Essas são as exigências para ocupar o cargo de Assistente de Trânsito.
De acordo com a Lei 7.823/2016, os valores dos subsídios iniciais são os seguintes:
- Para o cargo de Assistente de Trânsito: R$3.024,82.
- Para o cargo de Analista de Trânsito: R$5.041,37.
Através da Lei 7.822/2016, houve uma reestruturação da carreira, resultando na existência apenas dos cargos de Analista de Trânsito e Assistente de Trânsito, ambos de nível superior.
Os demais cargos foram ou estão em processo de extinção, sendo esses os únicos cargos ativos dentro da carreira de Atividades de Trânsito.
Último concurso do Detran AL
No último concurso do Detran-AL, foram disponibilizadas 400 vagas, distribuídas em diversas cidades do estado. As provas foram realizadas em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Penedo, União dos Palmares e Santana do Ipanema.
O certame contemplou vagas para os seguintes cargos:
Assistente de Trânsito:
- Assistente Administrativo: 253 vagas
- Técnico de Teleprocessamento: 6 vagas
- Técnico em Edificações de Estrada: 4 vagas
- Técnico em Eletrônica: 2 vagas
- Técnico Mecânico: 33 vagas
- Técnico em Contabilidade: 2 vagas
Analista de Trânsito:
- Administrador: 42 vagas
- Advogado: 2 vagas
- Analista de Sistemas: 14 vagas
- Assistente Social: 3 vagas
- Bibliotecário: 2 vagas
- Contador: 3 vagas
- Economista: 2 vagas
- Engenheiro Civil: 2 vagas
- Engenheiro Mecânico: 3 vagas
- Estatístico: 3 vagas
- Médico Clínico Geral: 5 vagas
- Pedagogo: 8 vagas
- Psicólogo: 6 vagas
- Procurador Autárquico: 5 vagas
Essas foram as oportunidades oferecidas no último concurso, contemplando uma variedade de cargos tanto na área administrativa quanto em especialidades técnicas e profissionais.
Sobre o Detran AL
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, conhecido como DETRAN-AL, é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar o trânsito no estado de Alagoas, no Brasil.
O DETRAN-AL é vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e tem como principal objetivo promover a segurança viária, garantir a ordem no trânsito e contribuir para a redução de acidentes.
As principais responsabilidades do DETRAN-AL incluem:
- Registro e licenciamento de veículos
- Habilitação de condutores
- Fiscalização de trânsito
- Educação para o trânsito
Além dessas responsabilidades, o DETRAN-AL também pode atuar em outras áreas relacionadas ao trânsito, como a realização de vistorias veiculares, a emissão de laudos de inspeção veicular, a gestão de infraestrutura viária e a implementação de programas de segurança no trânsito.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER O SITE DO DETRAN
Esperamos que está informação tenha sido muito útil para você.
Muito Obrigada e acompanhe mais noticias em nosso site clicando aqui.