Existem muitas profissões para quem é organizado, afinal, essa característica comportamental pode ser crucial para diversas áreas. Assim sendo, se você é uma pessoa naturalmente organizada, pode levar vantagem sobre seus concorrentes em muitos setores profissionais.

E para te ajudar a identificar que setores são esses, trouxemos muitas dicas e informações. Portanto, não deixe de ler até o fim para não perder nada importante.

O que caracteriza uma pessoa organizada?

Antes de falarmos sobre as profissões para quem é organizado, vamos falar sobre o que enquadra uma pessoa nessa descrição. A saber, uma pessoa organizada é caracterizada pela capacidade de planejar e gerenciar suas atividades e responsabilidades de forma eficiente.

No ambiente profissional, ela consegue cumprir prazos, priorizar tarefas e manter-se sempre atualizada sobre suas demandas e objetivos. Além disso, uma pessoa organizada é mais produtiva e focada em suas atividades, evitando distrações e desperdício de tempo. Ela geralmente mantém um ambiente de trabalho limpo e arrumado, mantendo documentos e materiais em ordem e acessíveis.

A organização, portanto, é fundamental no mundo profissional, pois permite a otimização do tempo e recursos, resultando em maior eficiência e sucesso em suas atividades. É por isso que existem tantas profissões para quem é organizado, como veremos a seguir.

Profissões para quem é organizado

Como vimos, se você é uma pessoa organizada, pode ter uma vantagem em diversas áreas profissionais. Afinal, a organização é uma habilidade muito valorizada pelas empresas, pois é ela que garante eficiência, produtividade e qualidade no trabalho.

Por isso, separamos 6 profissões que valorizam essa característica. Confira e veja se alguma delas combina com seu perfil.

1. Secretário ou assistente executivo

Um secretário ou assistente executivo é responsável por gerenciar a rotina dos executivos da empresa, o que requer muita organização. Por isso, ele deve ter atenção aos detalhes, boa comunicação e principalmente, saber administrar prazos e compromissos.

Sendo assim, essa é uma das profissões para quem é organizado com maior potencial de sucesso. Sem contar que nem todas as vagas para esse tipo de trabalho exigem curso superior em Secretariado.

Desse modo, é possível conseguir boas colocações mesmo com cursos técnicos na área. E se você está pensando em que área cursar uma faculdade, o Secretariado pode ser uma excelente opção se você possui a organização no sangue!

2. Auditor e contador: boas opções de profissões para quem é organizado

Essas profissões exigem um alto nível de organização, pois lidam com documentos fiscais e contratos, além de precisar cumprir prazos rigorosos e controlar todas as informações financeiras da empresa. Portanto, uma combinação de organização pessoal e afinidade com os números pode ser a receita para um profissional na área contábil, principalmente na auditoria.

Para conseguir bons empregos nesses setores, é preciso ter curso superior em áreas, como:

  • Contabilidade
  • Direito;
  • Ciências Contábeis;
  • Administração e Contabilidade;
  • Finanças e Contabilidade.

Além disso, é preciso obter o certificado da CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Apesar de exigir obrigatoriamente o curso superior, a faixa salarial dessas categorias é alta. Segundo o salario.com.br, o piso salarial de um contador/auditor fiscal é de R$ 5.201,33.

3. Bibliotecário

Organizar e catalogar livros, periódicos e documentos é a principal função de um bibliotecário. Assim, essa tarefa requer muita ordem, além de conhecimento sobre as diferentes categorizações documentais. Por isso, bibliotecário também é uma das profissões para quem é organizado.

Se você gosta de livros e acha que essa pode ser uma boa carreira de acordo com seu perfil, pode cursar a faculdade de Biblioteconomia e seguir por esse caminho.

4. Personal Organizer

Essa é uma profissão que está em alta, principalmente pelo fato de muitas pessoas não terem habilidade com organização. Um personal organizer é responsável por organizar e otimizar espaços, seja em residências ou empresas.

O melhor de tudo é que não é obrigatório ter nenhuma formação específica para exercer essa profissão. Na verdade, o requisito principal é justamente ser bom em organização.

Inclusive, existem muitos personal organizers famosos, devido às redes sociais e ao fato de que eles se tornam populares como digital influencers, divulgando vídeos de suas organizações. Desse modo, para anunciar seus serviços e se fazer conhecer por seu público alvo, você pode começar com um canal no YouTube ou no TikTok, por exemplo.

5. Gerente de projetos

O gerente de projetos é responsável por liderar e coordenar equipes, definir prazos, analisar riscos, orçamentos, cronogramas e tudo mais que envolve a execução de um determinado projeto. E tudo isso requer muita organização e planejamento.

Assim, essa é outra das profissões para quem é organizado. Ademais, não existe uma formação específica ou obrigatória para quem quer seguir carreira nessa área.

Exemplos de cursos seriam a faculdade de Engenharia e cursos técnicos de Gestão de Pessoas.

6. Arquivista também é uma das profissões para quem é organizado

Um arquivista é responsável pela gestão de documentos e arquivos, desde sua classificação, catalogação e acesso. Desse modo, essa é uma profissão que exige atenção aos detalhes e uma alta capacidade de organização.

E, como já dissemos, as empresas apreciam muita a habilidade organizacional.. Por isso, se você tem essa habilidade, pode buscar uma colocação na área de arquivologia das empresas, além de prestar concursos para instituições públicas, que sempre precisam de profissionais.

A saber, para conseguir bons empregos em instituições privadas ou ser aceito em cargos públicos nesse setor, é necessário cursar a faculdade de Arquivologia.

Conclusão

Essas são apenas algumas profissões que valorizam quem tem boa organização, mas há muitas outras. Além disso, independente da escolha, é importante saber que a organização pode ser um ótimo diferencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Dessa forma, se você é uma pessoa organizada, valorize essa sua característica, use-a em seu favor na hora de pleitear uma vaga, uma promoção ou até mesmo para pedir um aumento para seu empregador.

Afinal de contas, essa qualidade ajuda muito qualquer empresa de qualquer ramo em suas operações e potencializa em muito o seu rendimento. Portanto, é preciso dar o devido valor a ela. E o profissional deve ser o primeiro a se valorizar e mostrar que sabe de seu potencial.

Agora que você já conhece essas 6 profissões para quem é organizado, escolha sua área e invista nela!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e leia mais!